About

Descobre-te. Estuda

Promover o ensino superior, reforçando a ideia de que “estudar vale a pena”.

A campanha “Descobre-te. Estuda” surge em 2015 no 3º GiCom – Encontro de Gabinetes de Imagem e Comunicação do Ensino Superior, como resposta à necessidade que as Instituições de Ensino Superior presentes no encontro sentem de combater a noção implementada na sociedade e em especial nos jovens, espelhada na frase “Estudar para quê, se vou para caixa de supermercado?”.

A ideia errada de que Portugal tem demasiados diplomados e consequentemente, demasiados ativos qualificados, e que um jovem com ou sem qualificação superior terá acesso às mesmas oportunidades no mercado de trabalho e as mesmas perspetivas de carreira, trará a médio prazo, consequências graves ao nosso país, a nível do desenvolvimento social e económico.

Tornou-se evidente para todas as IES a necessidade de derrubar essa ideia, colaborando em conjunto para um Portugal mais qualificado e para melhores oportunidades de emprego para os jovens.

Como surgiu?

Recuando um pouco, a génese da ideia surge ainda no 2º GiCom, em 2014, ficando o projeto em maturação até à edição de 2015, para a qual a Forum Estudante, organizadora do encontro, desafiou o IADE a participar com uma equipa criativa de alunos e professoras, com o objetivo de elaborar um draft de campanha baseado nos contributos dados pelas IES associadas ao GiCom.

Desafio aceite, a equipa criativa recebeu no primeiro dia do encontro, os inputs de todas as instituições presentes e trabalhou durante 24 horas na apresentação do embrião da campanha.

Apresentada no 2º dia do GiCom e recolhidos todos os comentários, a campanha teve o aval unânime das IES, determinando a decisão de avançar como campanha multimeios de divulgação nacional.

A campanha “descobre-te. Estuda.” Tem por característica não ser de nenhuma Instituição em particular, não ser assinada por nenhuma entidade e ser uma campanha da sociedade para a sociedade. Não tem objetivos comerciais, não tem objetivos de promoção de marcas. Tem o objetivo de promover a formação e qualificação da população.

Pensada e executada para imprensa escrita, rádio e televisão, a campanha assenta em testemunhos de personalidades nacionais, de diferentes quadrantes da sociedade, que transmitem a importância que o estudo e qualificação tiveram e têm naquilo que conseguiram atingir quer pessoal quer profissionalmente.

Instituições de Ensino Superior presentes no 3º GICOM e co-autoras da Campanha

APOIOS:

RADIOS

IMPRENSA

OUTROS MEIOS